• Data: outubro 21, 2020
  • Autor: CarraraWeb
  • Categoria: Sites
  • Comentários: 1

Com o passar do tempo os sites evoluíram muito. Saiba neste artigo quais são os tipos de sites e qual deles pode atender melhor à sua necessidade.

Independente de país, idioma, cultura e objetivo, a cada dia milhares de sites são adicionados à rede mundial de computadores! Some a isso a novidade da inteligência artificial, que usa toneladas de dados para descobrir o padrão de uso e comportamento dos usuários desses sites e teremos um universo paralelo coexistindo digitalmente. Se você deseja entrar ou melhorar sua presença no mundo digital esse é o desafio: “Qual o melhor tipo de website usar?”

Para descobrir vamos ver hoje uma lista com os 7 tipos de sites mais utilizados, seus objetivos e recursos. Leia, aprenda e decida qual o melhor tipo para você!

PRIMEIRO: SITE INSTITUCIONAL

Você é proprietário de uma empresa que já tem produtos e serviços estabelecidos e gostaria de “se apresentar” online? Então o Site Institucional é para você!

O Website Institucional pode ser comparado a um cartão de visita completíssimo. Ele vai ter seções e páginas para descrever sua empresa, seus produtos, serviços, bem como recursos para facilitar o contato e o acesso físico.

Esse tipo de site vai atingir esses objetivos:

  • Apresentar de forma clara quem é a sua empresa;
  • Reforçar a identidade visual da sua empresa (logomarca, padrões e cores da sua marca);
  • Exibir números atualizados, certificados e conquistas da sua empresa;
  • Mostrar alguns clientes e opiniões/avaliações positivas da sua empresa;
  • Descrever em detalhes produtos e serviços, com imagens e vídeos;
  • Indicar como encontrá-lo fisicamente;
  • Encaminhar o usuários às suas redes sociais (Facebook, Instagram etc.);
  • Facilitar o contato por e-mail, telefone, WhatsApp etc.

Visto que esse tipo de site é principalmente estático, novas estratégias estão sendo implementadas para mantê-los em atividade e, assim, garantir a visibilidade ao público alvo. Uma estratégia muito utilizada é a criação de um Blog Institucional, uma seção do seu site (ou até mesmo outro site separado) que apresentará conteúdo interessante e, de forma indireta, ajudará seus usuários a perceber que seus produtos e serviços são os ideais para eles.

SEGUNDO: SITE DINÂMICO

Você quer adicionar conteúdo a seu próprio site, falar de vários assuntos e fazê-lo crescer cada vez mais? Então o Site Dinâmico é o pedido certo!

O Site Dinâmico possibilita criação e edição de forma fácil e independente, ou seja, você não precisa ser um programador nem alterar uma linha de código. Você pode adicionar e gerenciar páginas com texto, imagens, vídeos e links – tudo criado e editado por você! Além disso, é muito fácil interagir com os comentários dos usuários e desenvolver um vínculo importante com eles.
Com o tempo o site vai ficando cada vez mais completo e pode combinado com estratégias de marketing digital e monetização para você lucrar apenas com o site.

Um grande exemplo de um site dinâmico que funcionou muito bem é o Facebook. Ali os próprios usuários criam facilmente páginas e conteúdos que fazem o site crescer cada vez mais e ganhar visibilidade mundial.

Com o Site Dinâmico você vai ter mais controle e ver seu site crescer do seu jeito.

TERCEIRO: LOJA VIRTUAL OU E-COMMERCE

Quer vender seus produtos e serviços online? Então você precisa de uma loja virtual!

Uma Loja Virtual, também chamada de E-Commerce (Comércio Eletrônico), é um site onde o cliente poderá realizar todo o processo de compra utilizando somente os recursos do site. Servem para praticamente qualquer negócio. Ali seu cliente vai encontrar produtos com uma descrição completa e objetiva, imagens, vídeos e um botão chamado “Comprar”, que adicionará o produto a um carrinho de compras virtual. Ao finalizar a compra, ou fazer o “checkout”, seu cliente vai fornecer dados importantes para entrega do produto ou realização do serviço e realizar o pagamento. Assim, dentro de poucos minutos ele conseguiu fazer compras na sua loja virtual.

Um site fácil de navegar, que funciona bem em dispositivos com telas menores e um processo de compra simples são pontos importantes a serem observados. Porém, garanta ao cliente que processos de segurança são usados para que ele sinta segurança ao comprar na sua loja virtual.

Grandes lojas têm usado e-commerce como alternativa ou até se destacado principalmente nessa opção, o que é o caso da americanas.com.

Lembrando que uma Loja Virtual também pode ser um Site Institucional e ter um Blog. Então combinam-se vários tipo de site para que se tenha uma solução realmente completa.

QUARTO: SITE ONE-PAGE

Este é um dos tipos de sites que é ideal para telas menores. Eles são muito responsivos porque agregam todo o conteúdo necessário do site em apenas uma página (daí o nome one-page) dividida em seções que carregam todas de uma vez. Se seu público alvo é principalmente jovem, que usam principalmente o celular e estão acostumados a conteúdos resumidos e rápidos, esse é o tipo de site certo para você.

Veja alguns exemplos em nosso portfólio clicando aqui e filtre por SITE ONEPAGE.

QUINTO: SITE PORTAL

O tipo de site Portal é aquele que tem de tudo um pouco. Geralmente usado como site de jornais e revistas, agregam conteúdos diversos geralmente separados por várias categorias. Assim como o objetivo de um jornal impresso, os portais trazem muita informação e também propagandas. Por isso um portal precisa de muitos acessos diariamente para manter seus negócios.

A geração de conteúdo precisa ser constante e de qualidade, por isso, para esse tipo de site são necessários vários autores, muitas vezes terceirizados.

Sites como UOL, Terra, Gazeta do Povo e G1 são exemplos de portais.

SEXTO: HOTSITE

O tipo de site Hotsite é um site de campanha temporário. Geralmente com um endereço específico para o produto, promoção ou evento. São páginas interativas, geralmente bem coloridas e com imagens de ótima qualidade e design sobre o lançamento em questão.

Um novo condomínio ou edifício de uma imobiliária, um modelo novo de carro de uma montadora, um tipo novo de hambúrguer de uma rede de fast-food, uma nova linha outono-inverno de uma loja de roupas famosa. Todos esses são motivos para se fazer um Hotsite e divulgá-lo com flyers e nas redes sociais.

SÉTIMO: LANDING PAGE

Landing Page pode ser um site, ou uma página do seu site, que traz muita informação sobre um produto ou serviço apenas. Contém imagens, depoimentos, avaliações e várias chamadas à ação (CTAs). A grande vantagem de ser em uma página só é medir a quantidade de acessos e conversões (passos que o prospectivo cliente toma até chegar no objetivo esperado). É um recurso bem utilizado em campanhas de marketing digital com objetivo específico.

Os tipos mais comuns de Landing Pages são páginas de venda e de captura de dados, muitas vezes oferecendo alguma coisa (como um e-book) para o usuário fornecer dados que serão importantes para marketing futuro.


O que achou sobre nosso artigo sobre 7 tipos de sites? Comente abaixo.

Caso tenha interesse em ter um site fale conosco e entre para o mundo digital você também!

tipos de site - contato
1 comentário
    • Thiago de Sousa
    • Excelente artigo! Bastante esclarecedor e me ajudará a tomar melhores decisões em futuras estratégias de marketing. Obrigado!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortugueseSpanishEnglish